FICHA DE SEGURANÇA DIÓXIDO DE CARBONO

FICHA DE EMERGÊNCIA
Nome apropriado para embarque

DIÓXIDO DE CARBONO

DIÓXIDO DE CARBONO GRANDE MASSA

ALIGAL 2

DIÓXIDO DE CARBONO N40/55

GÁS CARBÔNICO/DIÓXIDO DE CARBONO Nº 48

LASAL 2

Número de risco: 20
Número da ONU: 1013
Classe ou subclasse de risco: 2.2

Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS

Aspecto: Gás não inflamável, inerte, incolor, inodoro. É armazenado em cilindros sob sua própria pressão (844 psi). Caso a pressão seja subitamente aliviada, o gás se resfria rapidamente a medida que expande e sublima, formando gelo seco a – 109.3ºF (-78.5ºC).
EPI: Equipamento de respiração autônoma com pressão positiva. Em caso de incêndio roupas apropriadas de combate ao fogo.
RISCOS
Fogo: Não queima e nem alimenta a chama. Dificulta qualquer processo de incêndio, podendo até extingui-lo. Os cilindros podem ventilar rapidamente ou explodir.
Saúde: O dióxido de carbono não sustenta a vida e poderá produzir atmosferas de risco imediatas, atuando como asfixiante simples. A uma concentração acima de 1,5%, o dióxido de carbono poderá causar hiperventilação cefálica, visão turva, tremor, perda da consviência e morte.
Meio ambiente: Dilui no ar atmosférico O vapor do gás e mais pesado que o ar e se espalha pelo solo. Solubilidade em água: ligeiramente solúvel.
EM CASO DE ACIDENTE
Vazamento: Pequenos vazamentos: Isole a área num raio de 25  metros em todas as direções.

Grandes vazamentos: Isole a área pelo menos, 100 metros a favor do vento.

O dióxido de carbono em pequenas quantidades vaporizará deixando um tipo de “neve” ( uma combinação de gelo seco e água de gelo na presença de unidade da atmosfera). Ventile bem as áreas internas para evitar concentração de risco de dióxido de carbono. Ventile bem e evite contato com vapores frios ou gelo seco. O dióxido de carbono é um gás pesado e permanecerá nas áreas inferiores sem ventilação.

Fogo: Agentes extintores: Pó químico seco (PQS), gás carbônico (CO2), neblina de água ou espuma normal. Resfriando os recipientes da área do fogo, se isso puder ser feito sem risco. Resfriar lateralmente com água, os recipientes que estiverem expostos ás chamas a uma distância segura de forma abrigada, mesmo após a extinção do fogo.
Poluição: O gás será dissipado rapidamente em áreas bem-ventiladas.
Envolvimento de pessoas: Pessoas que estiverem eventualmente sofrendo de falta de oxigênio devem ser removidas a áreas com atmosfera normal. Poderá ser necessária a utilização de aparelhos de respiração por parte do pessoal do salvamento. Respiração mecânica ou oxigênio deverá ser administrada se a vítima não estiver respirando. Mantenha a vítima aquecida e imóvel.
Informações ao Médico: Relatar o atingimento por alta pressão. Uma maior oxigenação pode interromper os sintomas da asfixia. Uma superexposição pode aumentar a respiração e acelerar o coração, possivelmente, resultando em insuficiência circulatória que pode conduzir a coma e morte.